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O que é Logotipo?

O logotipo nada mais é que um signo que representa uma marca, produto, serviço ou empresa. Além do ícone, este também contém um suporte de texto que é primordial para sua identificação. Logo, chamamos de logotipo o conjunto ícone + tipografia (texto).

Quando uma empresa ou marca decide desenvolver um logotipo, é essencial que os responsáveis pela criação do mesmo estejam cientes de todos os valores da empresa, afinal, um dos objetivos do logotipo é transmitir todos os principais ideais da empresa, sua filosofia e principais características.

Uma boa pesquisa é fundamental para criação de um logotipo. Além disso, o desenvolvimento conta com diversos estudos de design, psicologia, semiótica, cores, harmonia, demografia, marketing e muitos outros assuntos relacionados.

Diferença entre Logo, Logotipo, Marca e Logomarca
Diversas pessoas confundem esses termos e, no fim, acreditam que todos significam a mesma coisa. Mas será que essas palavras possuem o mesmo significado? Vamos conferir!

Logo e Logotipo
Neste caso, ambas as palavras possuem o mesmo significado, sendo a palavra logotipo simplesmente uma maneira alternativa do termo logo. Como explicamos acima, o logotipo consiste em ícone + tipografia que representa uma empresa ou marca.

Portanto, tanto o logo quanto o logotipo consistem no produto gráfico que é proveniente do design e são utilizados como a imagem da marca/empresa.

Marca
A marca consiste na conexão entre uma empresa, valores, visão, missão, personalidade e consumidores. Esta marca é representada de forma gráfica por meio do logo e da identidade visual e elementos de comunicação visual.

Logomarca
A utilização deste termo é considerada incorreta por profissionais de marketing e publicidade, apesar de ser utilizada por muitos que confundem a palavra com o termo logotipo.

Como criar um Logotipo?
A gente separou algumas dicas para que você possa compreender o que é logotipo e como criar um bom logotipo para sua empresa. Contudo, vale ressaltar que não há um passo a passo a ser seguido à risca nem uma receita de bolo para se chegar ao resultado desejado, preparamos somente algumas dicas que podem auxiliar no processo.

1. Manter a Simplicidade
A primeira dica é utilizada para quase todos os trabalhos de marketing. Manter a simplicidade é a chave para o sucesso da criação de um logotipo, isso porque ele consiste na representação gráfica da empresa, que deve ocorrer de forma sintetizada. Assim, a empresa poderá ser identificada facilmente, contendo somente as informações mais necessárias.

Logotipos que possuem muitos elementos e são exagerados passam a ideia de desorganização. É ideal que não se utilize mais do que um tipo de fonte na criação do logotipo. Mesmo que este possua um slogan abaixo ou uma tagline ligada a ele, a tipografia organizada transmite a ideia de profissionalismo e ordem.

2. Fazer uma Pesquisa de Mercado
Uma pesquisa de mercado é fundamental para criar um logotipo. Afinal, é preciso saber quais são as tendências do mercado. Lembrando que não se trata de copiar algo, apenas de buscar referências. Às vezes um logo com características vintage não significa que deva ter um aspecto antigo ou velho, mas que tenha um toque de saudosismo.

3. Benchmarking
O benchmarking está incluso no trabalho de pesquisa de mercado. No entanto, ele consiste em procurar as empresas que possuem serviços ou produtos iguais ou similares aos de sua empresa. Dessa forma, é possível analisar os elementos, cores e tipografia utilizados para que seu logotipo seja diferente e se destaque entre eles. Benchmarking é o processo de analisar os mercados, fazendo comparações entre as práticas do seu negócio com as estratégias adotadas pelos concorrentes e outros atores do cenário. Ou seja, o benchmarking é o conceito da análise comparativa entre os agentes do mercado. Já o termo “benchmark” tem outro significado, é um índice de referência usado para avaliar o desempenho de uma aplicação.

4. Definir o Público-alvo
O logotipo precisa ser criado de acordo com o público-alvo da empresa, pois existem públicos diferentes que se identificam com coisas diferentes, por exemplo, nem todos gostam de refrigerante ou de fast-food. Por isso, fazer uma análise sobre qual é público que a empresa deseja alcançar, influencia diretamente na criação do logotipo. É preciso entender o que os seus concorrentes estão praticando para considerar acompanhá-los ou, até mesmo, ir de encontro às suas tendências. Dê muita importância ao perfil do cliente que você deseja atingir. Saber o que ele consome, como ele se comporta e o que ele almeja são informações básicas para construir uma identidade visual que coincida com o que ele espera da sua marca.

5. Definir o conceito do Logotipo
Definir um conceito significa determinar os ideais e valores que o logotipo pretende transmitir. Apesar de subjetivo, um conceito bem definido pode fazer com que o logotipo expresse a empresa da forma correta. Afinal o logo é mais que uma simples imagem, ele é um conceito.

6. Escolher a Tipografia
Tipografia significa a “impressão dos tipos”, nome mais comum para fontes de letras. Contudo, atualmente este está substituindo o termo TIPOLOGIA que é o nome dado ao estudo, criação e aplicação de caracteres, estilos, formatos e disposição visual de palavras.

Existem diversos tipos de fontes, mas o principal aspecto que separa as fontes em dois grandes grupos é a serifa. Serifa são esses prolongamentos nos cantos da letra. Logo, fontes podem ser serifadas, ou não.

A serifa consiste em um pequeno traço, barra ou prolongamento que está presente no fim das hastes das letras. Por exemplo, algumas fontes com serifa conhecidas são Times New Roman, Georgia e Courier New.

As fontes com serifa são utilizadas em textos contínuos, como revistas, jornais e livros. Por sua vez, as fontes sem serifa são bastante usadas para textos mais curtos e para a criação de peças de design gráfico. Por esse motivo, as fontes sem serifa costumam ser mais aplicadas na criação de logotipos

No entanto, vale sempre lembrar que é importante que a fonte seja legível. Não há uma regra determinando qual a melhor fonte, mas é ideal que não seja muito enfeitada para que não perca a legibilidade.

7. Fazer um Rascunho do Ícone
Faça um primeiro esboço com lápis e papel do ícone que você tem em mente. Dessa forma, conseguirá visualizar bem a ideia. Ao realizar esta etapa, será possível fazer alterações sem muita complexidade.

8. Escolher as cores
As cores do logotipo precisam estar dentro da paleta de cores da identidade visual da empresa. Para isso, é preciso considerar todo o trabalho de briefing, comunicação visual e definição de público-alvo.

A dica é não exagerar nas cores do logotipo. Inserir uma grande variedade de cores pode deixar o signo confuso, com muitas informações. Para definir tudo isso, uma boa ideia é utilizar a Psicologia das Cores.

9. Contratar um bom designer
Após definir todos esses passos, recomenda-se contratar um profissional especializado em design gráfico para fazer a criação do logotipo. Assim, basta passar todas as ideias, esboços e decisões para o profissional que irá agrupar tudo no software gráfico. Ele será capaz de unir todos os conhecimentos exigidos e necessários para a confecção de um logotipo eficaz.

10. Testar diferentes aplicações
A maioria dos logotipos possuem suas versões horizontais e verticais. Pode ser que seja necessário utilizá-lo em ambas as posições. Por isso, peça ao designer para testar o logo nas mais diversas aplicações, assim como em sua versão branco e preto.